Cirurgia Robótica Urológica pode ser realizada com segurança em Ambiente de Hospital Dia.
Em publicação importante da Universidade de Ohio na área de Uro-Oncologia e cirurgia robótica urológica ficou demonstrado a segurança da alta precoce (SDD – Hospital Dia) em procedimentos cirúrgicos urológicos.

Constataram que as cirurgias, quando realizadas na plataforma robótica, diminuíram os custos e a exposição a riscos inerentes à permanência hospitalar no pós-operatório.
Mais um ponto a favor da cirurgia minimamente invasiva urológica.
Pacientes com câncer de próstata e câncer de rim podem se beneficiar do procedimento

Como verificado na tabela 1, a cirurgia mais frequentemente realizada foi a Prostatectomia Radical Robótica, cirurgia realizada nos pacientes portadores de câncer de próstata.
Mas até mesmo a Nefrectomia Parcial Robótica, cirurgia realizada em pacientes portadores de câncer de rim, pode ser feita em caráter de Hospital Dia com segurança.
Concluindo-se que, a cirurgia urológica minimamente invasiva, neste caso as cirurgias robóticas urológicas, se provaram seguras de serem executadas sem a necessidade de uma internação hospitalar prolongada.
Porém nem sempre foi assim.
Antigamente, uma Nefrectomia Parcial Convencional (aberta) era realizada com média de permanência hospitalar de 3 dias.
Hoje, essa mesma cirurgia pode ser feita com segurança com média de internação menor que 24 horas.
E os benefícios não param por aí. Ainda mais em tempos de Pandemia.
Essa permanência reduzida do paciente no Hospital favorece a rápida recuperação e diminui a exposição aos riscos inerentes à permanência hospitalar, tal como a infecção hospitalar.
Desta forma otimizamos custos e facilitamos a logística de acompanhamento familiar dos pacientes oncológicos que necessitam de tratamento cirúrgico urológico.
Além disso, em tempos de pandemia, quanto menor tempo o paciente permanecer no Hospital menor a exposição de risco de infecção pelo COVID-19 para o paciente e seus familiares.
Essa é mais uma vantagem da cirurgia robótica dentre tantas outras já conhecidas, tais como:
- menos dor no pós-operatório,
- menor perda sanguínea e, portanto, menor índice de transfusão,
- retorno precoce ao trabalho,
- menor incidência de hérnia da parede abdominal com necessidade posterior de cirurgia corretiva.
Uma curiosidade!
Em Belo Horizonte/MG atualmente contamos com pelo menos 4 (quatro) hospitais com disponibilidade da cirurgia robótica.
Fonte de referência:
Texto baseado no artigo “Impact of the COVID-19 Crisis on Same-day Discharge After Robotic Urologic Surgery” escrito por Ronney Abaza, Paul Kogan e Oscar Martinez. Publicado em Março de 2021.