Endometriose Profunda e Cirurgia Robótica – Uma Mudança de Paradigma
Tratamento da Endometriose Profunda com Cirurgia Robótica
Na publicação de hoje iremos abordar uma doença não oncológica, mas bastante comum entre as mulheres, que a despeito do caráter benigno seu tratamento muitas vezes envolve cirurgias complexas, de longa duração e com a participação de diversos especialistas.
A endometriose
Ocorre nas mulheres mundialmente, e mesmo com taxas de incidência subestimadas, acredita-se que acomete 10% delas em idade fértil.
A endometriose é classificada pela sua extensão e infiltração de acordo com um score da American Fertility Society, sendo dividida basicamente em 3 graus.
No terceiro grau temos a endometriose profunda multicompartimental ou deep infiltrating endometriosis (DIE), estágio que se apresenta com comprometimento intestinal em até 12% e do trato urinário em até 3% das mulheres.
Além disso, a endometriose está intimamente ligada à infertilidade feminina.
O tratamento medicamentoso deve ser a primeira escolha no manejo da endometriose, mas nos casos refratários, principalmente em que há o desejo de preservação da fertilidade, a abordagem cirúrgica é a de eleição.
Nos últimos anos a cirurgia laparoscópica se tornou padrão no tratamento da endometriose profunda multicompartimental, apesar de a maioria das cirurgias ainda serem realizadas de maneira convencional (aberta), o que aumenta a morbidade e complicações.
A cirurgia robótica: uma opção de tratamento na endometriose profunda
Mais recentemente está ocorrendo uma migração da técnica laparoscópica pura para a técnica laparoscópica assistida por robô (cirurgia robótica) em quase todos os centros de grande volume cirúrgico de endometriose do mundo.
Na verdade, desde a aprovação do sistema robótico da Vinci® pelo Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para uso nas cirurgias ginecológicas benignas essa experiência tem crescido.
É bem verdade que a maioria das publicações no tangente ao uso da cirurgia robótica na endometriose se restringem a relatos de casos e séries prospectivas de centros de grande volume, mas acredito que o emprego da cirurgia robótica na endometriose é um caminho sem volta e reflete o futuro do tratamento desta enfermidade tão comum e séria.
Neste sentido fico muito feliz com o pioneirismo da equipe de Ginecologia, Urologia e Coloproctologia do Hospital Biocor, especializada na abordagem multidisciplinar da DIE, já experiente na Laparoscopia pura e agora com os primeiros casos de Cirurgia Robótica no tratamento da endometriose.