A importância do tratamento
O câncer é uma das doenças mais preocupantes do ser humano e por isso bastante estudada. Suas taxas de incidência vêm crescendo de forma alarmante. As melhorias nos exames diagnósticos, a maior conscientização sobre a necessidade de medidas preventivas e o crescimento da expectativa de vida são alguns fatores responsáveis pelo aumento da frequência de casos.
Na urologia, as doenças oncológicas são principalmente representadas pelo câncer de próstata, o tumor mais frequente do homem. Além dele, tumores de rim, bexiga, adrenais, testículos e pênis correspondem a uma parcela significativa dentre todos os tipos de cânceres.
A uro-oncologia, subespecialidade que atua na área dos tumores urológicos, tem papel fundamental no tratamento, acompanhamento e cuidados específicos dos pacientes portadores dos mais diversos cânceres do trato urogenital. O médico uro-oncologista ampara seus pacientes no momento do diagnóstico da doença, define individualmente qual o melhor tratamento e realiza cirurgias muitas vezes complexas para que os pacientes recebam o que há de melhor no combate ao câncer.
Cuidados específicos e com equipes treinadas que incluem oncologistas, radiologistas, nutricionistas, radioterapeutas e enfermeiros são essenciais durante essa caminhada. Os pacientes oncológicos necessitam de uma assistência completa e multidisciplinar. Somente desta forma, todos focados em um único objetivo, é possível vencer o câncer.
Por Dr. Paulo Maron